Cozinha Regional Portuguesa, Bacalhau de Qualidade Superior, Queijos e Vinhos Seleccionados, Aguardentes e Licores Especiais
Reserve a sua Mesa
Horário: das 12h às 23h

Aberto todos os dias, excepto:
  • 24 de Dezembro (encerra ao Jantar)
  • 25 de Dezembro (todo o dia)


Métodos de Pagamento
  • Português
  • English
  • Castellano
  • Français
  • Deutsch
  • Italiano
Restaurante Laurentina - Facebook

O BACALHAU



O nome bacalhau tem origem no latim baccalaureu.

Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar. Os Vikings do século IX, são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.

Os bascos já conheciam o sal e existem registos de que no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco.

Contudo, foram os portugueses os primeiros a introduzir, a massificação deste peixe precioso, na sua alimentação, após o descobrirem no século XV, na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens, que levavam às vezes mais de 3 meses de travessia pelo Atlântico.

Igualmente foram os portugueses os primeiros a ir pescar o bacalhau na Terra Nova (Canadá), que foi por nós descoberta em 1497. Existem registos de que em 1508 o bacalhau correspondia já a 10% do pescado comercializado em Portugal. Em 1596, no reinado de D. Manuel, cobrava-se o dízimo da pescaria da Terra Nova nos portos de Entre-Douro-e-Minho.

O bacalhau foi imediatamente incorporado aos hábitos alimentares e é até hoje uma das principais tradições gastronómicas dos portugueses. De tal forma os portugueses se tornaram os maiores consumidores de bacalhau do Mundo que lhe chamam secular e carinhosamente de "fiel amigo".

Tabela de Nutrientes

O Bacalhau é um peixe salgado, seco e naturalmente preparado, conservando todas as propriedades do peixe fresco.
É nutritivo, saboroso, de fácil digestão, rico em minerais e vitaminas, e com colesterol quase zero. O bacalhau é mais nutritivo que o peixe, a carne e o frango. É saudável e totalmente natural.

Conteúdo de nutrientes por 100g de parte comestível de bacalhau:

 

Nutrientes por 100g de Bacalhau

Proteína

38g

Gordura

1g

Cálcio

60mg

Ferro

1,6 mg

Vitamina B:
Tiamina
Riboflavina
Niacina

0,01 mg
0,20 mg
2,4 mg

Porção comestível

85%

Água

40g

Energia Kcal/KJ

160/170


Além disto tudo, o valor nutritivo de 1kg de bacalhau equivale a 3,2 Kg de peixe!